terça-feira, 17 de abril de 2012

MORADIA vs CULTURA vs BRASILEIROS

A maioria das pessoas que conversamos nos perguntaram sobre a cultura Irlandesa, como e do jeito deles agirem, se são receptivos, pessoas amigáveis educados.. confesso, acho que isso e relativo em qualquer parte do mundo, em qualquer pais, Moramos em casas diferentes, uma do lado da outra, cada um em uma família de Irlandeses... Casas tao pertas, cultura do mesmo fundamento e pessoas tao diferentes. A hospedeira do Lucas Ferro, era como se diz, aquela " MAEZONA ", que preocupa com alimentação, documentação e adaptação no pais. Uma casa de senhores adoráveis, aquelas pessoas bem receptivas e cativantes, ate fugindo um pouco das suas funções de hospedeiros e indo mais pro lado humano, familiar, fazendo com que o Lucas se sentisse mais " em casa ". Ja na casa do Elson, a casa colada ao lado, a sua hospedeira era uma pessoa 100% profissional, não fazia nada alem da obrigação. Cedia um quarto em sua casa + cafe da manha + janta. E O QUE SE TEM DIREITO. Então, não se pode vir com a esperança de que eles vão ser a sua FAMÍLIA, que vão gostar de você ao ponto de querer ter voce na casa deles só pelo fato de terem gostado de ti. Pode acontecer, mas e muito difícil, ate porque alguns deles hospedam estrangeiros como forma de sustentar as despesas da casa, ou simplesmente de um dinheiro extra, coisa realmente profissional.
Escolhemos a casa de família com um pouco dessa esperança, e pelo fato de ter contato com a língua e deles poderem ajudar em alguma coisa " fora pacote de hospedagem ", porem acaba que a casa de família HOST FAMILY tem suas desvantagens, pois acaba que aqui de inicio você precisa do contato brasileiro. Sao eles que no poderam te ajudar, te indicar algum emprego, e dar as dicas do que se fazer, afinal, eles ja passaram pela mesma coisa que você, não sua "FAMÍLIA" hospedeira. E ao mesmo tempo que alguns te ajudaram, vai ter o dobro tentando passar por cima, tentando ganhar a vida aqui de varias formas, afinal são mais de 15.000 brasileiros desembarcando aqui todo ano, aqui e si por si, ou cada um por si e Deus por todos, então confie desconfiando, mas de valor a amizade brasileira quando você achar uma que vale apena pois são poucos. Apenas tome cuidado para que isso não interfira no aprendizado do inglês. Mas se você tiver dinheiro para se manter, ou tiver a possibilidade de seus pais te mandarem dinheiro para você se manter aqui sem trabalho, não corra atras de brasileiros como nos. De acordo com o LUCAS FERRO o motivo do nosso inglês, não estar em um nível mais alto, e o grande tempo que passamos em contato brasileiro, não e desprezando a nossa cultura ou a língua, mas pare para pensar você esta fazendo um investimento alto para aprender inglês, não tem motivos para você ficar em contato português, ate porque um dos objetivos do intercambio e o aprendizado sobre a cultura local. O Elson concorda parcialmente com essa tese.
Sei que não devemos pensar muito nisso, afinal, temos muito tempo pela frente e muito o que aproveitar. Mas também devemos ser realistas, pois nao podemos nos dar o luxo de nossos pais ficarem nos sustendo aqui, ate porque esse não foi o combinado.
Contando a nossa historia também estamos tentando ajudar futuros intercambistas.
Abracos dos roedores de pequi =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário